O agrônomo pode trabalhar em diversas etapas da produção agrícola, e uma dessas, a gestão, envolve uma série de atividades que devem ser acompanhadas e realizadas corretamente, para evitar o prejuízo e garantir a boa produtividade da lavoura. Pensando na lucratividade do seu agronegócio preparamos três dicas para melhorar a sua gestão agrícola, veja:
1. Equipe comprometida
Tem profissionais qualificados trabalhando na sua equipe é um dos fatores mais importantes para a boa produtividade e para evitar os desperdícios na lavoura. É essencial que técnicos e trabalhadores recebam treinamento adequado, entendam a importância dos processos de trabalho e saibam prevenir ações que causam prejuízos. O gestor deve acompanhar de perto sua equipe, para orientar e verificar se o trabalho está sendo realizado com a qualidade necessária para ter o resultado desejado.
2. Padronização dos processos
Além de ter uma equipe bem treinada, é preciso que haja também um padrão para os procedimentos que vão ser realizados. A padronização dos procedimentos ajuda a organizar informações sobre o plantio, evitar atrasos e erros nos processos, medir os resultados e otimizar a produção da lavoura como um todo.
3. Controle financeiro
Para ter uma boa gestão é essencial ter um bom controle financeiro. É através dele que o gestor e equipe vão saber sobre gastos, lucros e prejuízos. Para isso, conte com ferramentas ou profissional especializado em fazer levantamento de preços, estoque, análise de consumo, quadro de pessoal, manutenção das máquinas.. e por aí vai. Esse controle ajuda a reduzir riscos de perdas e aumentar a produtividade e otimização da lavoura e consequentemente subir a receita do negócio.