A reciclagem e a reutilização são duas formas de não agredir o meio ambiente, desperdiçando um material que pode ser utilizado em outra função ou de outra forma.
RECICLAGEM - Aqui você dá ênfase à matéria prima, no caso o plástico. A reciclagem tem como premissa utilizar determinado material e transformá-lo em outro a partir de processos. Nós transformamos objetos e materiais usados em produtos novinhos para o consumo. É uma necessidade cada vez mais imperiosa no mundo de hoje, tendo em vista os benefícios que a sua prática oferece ao planeta.
REUTILIZAÇÃO - Aqui você promove uma nova utilidade ao material, sem utilizar processos mais elaborados. Nada será transformado e sim utilizado de forma diferente da usual. Por exemplo: garrafas pet, a função original é a armazenagem de líquidos (sucos, refrigerantes e etc.) Porém, após este primeiro uso, a criatividade poderá fazer com que a garrafa sirva como vasinhos de flores.
No geral, a reciclagem de plástico descartado consiste, basicamente, em três processos:
Coleta e separação: é a separação dos resíduos de acordo com o seu material;
Revalorização: é a fase na qual o material já separado passa por um processo que faz com que ele volte a ser matéria-prima;
Transformação: fase em que o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.
Existem 03 tipos de reciclagem:
1) Reciclagem Mecânica
É o método mais comum. Ele consiste em transformar os plásticos (tanto os oriundos de sobra industrial - sobras virgens do processo produtivo - quanto os descartados pós-consumo - materiais recuperados no lixo por meio da coleta seletiva) em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, como sacos de lixo, pisos, mangueiras, embalagens não-alimentícias, peças de automóveis, entre outros.
2) Reciclagem Química
Trata-se do modelo mais elaborado, que reprocessa os plásticos para transformá-los em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de elevada qualidade.
3) Reciclagem Energética
Consiste na tecnologia que faz a reciclagem de plásticos por meio de sua transformação em energia térmica e elétrica, através da incineração, permitindo o aproveitamento do poder calorífico armazenado nos plásticos. Além disso, esse tipo de reciclagem permite também que os plásticos sejam aproveitados como combustível.
Fonte: www.ecycle.com.br