Como montar uma composteira doméstica?
A compostagem é o processo de reaproveitamento da matéria orgânica que, geralmente, descartamos no lixo. Essa técnica permite criar um fertilizante natural e bem nutritivo para hortas e jardins, além de gerar menos lixo no meio ambiente.
O processo para montar a composteira é bem simples e você pode fazê-lo usando 3 caixas plásticas fechadas e escuras, do tipo que encaixa uma por cima da outra.
Além disso, você vai precisar de:
-
1 tampa
-
1 torneira
-
Minhocas
-
Terra
-
Serragem ou folhas secas
-
1 ancinho ou pá de jardim (ferramenta de jardinagem)
-
Furadeira
- Substrato
Para montar, você deve:
-
Fazer furos nas laterais e o no fundo de duas das três caixas. Esses furos são necessários para as minhocas respirarem e para que elas possam passar de uma caixa para outra pelo fundo da caixa. Ou seja, os furos do fundo da caixa devem ter tamanho que permita a passagem das minhocas, mas os furos laterais devem ser pequenos - apenas para ventilação.
-
Instale a torneira na caixa sem furos. Essa, será a caixa coletora, e a torneira serve para a retirar o composto líquido formado durante o processo de compostagem. Esse composto líquido é um poderoso adubo e possui muitos nutrientes, por isso, deve ser diluído em água (100ml de composto deve ser diluído em 1l de água) e pode ser utilizado na rega das plantas ou com um borrifador para a nutrição foliar.
-
Espalhe terra dentro de uma das caixas com furos. Essa será a caixa digestora do meio. Na outra caixa com furos, que ficará em cima, espalhe uma camada de serragem ou folhas secas e depois a terra com as minhocas.
-
Monte a composteira da seguinte maneira: a primeira caixa (embaixo) com a torneira, a segunda caixa (no meio) somente com terra e a última caixa (no topo) com a serragem, a terra e as minhocas.
-
Vá adicionando a matéria orgânica para ser compostada (restos e cascas de frutas, legumes e verduras) aos poucos, na caixa que fica em cima e sempre cubra essa camada com matéria vegetal seca (restos de folhas de jardim ou serragem). Mantenha essa ultima caixa sempre tampada.
-
Quando a caixa digestora de cima encher, troque-a com a caixa do meio. Não é necessário adicionar minhocas nesta caixa, pois elas irão subir pelos buracos da caixa em busca de novos alimentos.