Como o transporte do morango tem relação com a sua qualidade?

O morango é uma das frutas mais propícias no inverno, conforme já postamos aqui. Por ser uma fruta bastante sensível é importante atentar-se para o transporte da mesma.

Mas antes disso é preciso prestar atenção na classificação do fruto, todas as etapas são essenciais para que ele chegue em perfeita harmonia nos mercados de distribuição, até a mesa do consumidor.


Classificação

Classificar é separar o produto em lotes homogêneos. A classificação dos morangos deve ser feita, no mínimo, de acordo com o tamanho e coloração (maturação).

Embalar na mesma caixa morangos de diferentes tamanhos, graus de maturação, cores, sanidade e qualidade, além de desagradar o consumidor, desvaloriza o produto e não permite que um preço justo seja praticado. A reunião, na mesma embalagem, de frutos sadios com frutos podres coloca em risco a sanidade de todo o conjunto de frutos.



Embalagem

As embalagens comercialmente utilizadas são cumbucas transparentes de polietileno tereftalato (PET) ou bandejas de poliestireno expandido (isopor), com capacidade de 250 a 500 gramas de morangos, dispostos em uma ou duas camadas. As cumbucas normalmente são cobertas com filme de polivinil cloreto (PVC) esticável ou com tampas perfuradas. Quatro a seis cumbucas ou bandejas são acondicionadas em uma caixa paletizável de papelão ondulado, na qual são transportadas. Morangos destinados à venda para a indústria são acondicionados em caixas plásticas com a fruta a granel.

A permeabilidade e espessura dos filmes que cobrem as embalagens devem ser adequadas para evitar a fermentação dos frutos. A perfuração das cumbucas ou caixas de papelão deve ser adequada para permitir perfeito resfriamento das frutas e a qualidade do papelão deve ser garantida para se evitar desmoronamento das caixas e amassamento dos frutos, principalmente em ambientes com alta umidade.


Transporte

O caminhão onde os morangos serão transportados deve estar limpo e refrigerado antes do início do carregamento das caixas.

A temperatura nas caçambas é mais elevada próximo às paredes que no centro da carga. Por isso, o palete deve ser posicionado no centro, tomando-se as devidas precauções para que as caixas se mantenham empilhadas.

Deve-se ter muito cuidado com a mistura de cargas e monitorar a temperatura dos outros produtos antes do carregamento para que os morangos não sejam aquecidos pelo contato com produtos não resfriados.

Mesmo que haja exposição a altas temperaturas (quebra da cadeia do frio) em alguma etapa do manuseio e transporte, é sempre melhor providenciar o resfriamento quando possível do que nunca resfriar.


Fonte: Embrapa