A agropecuária brasileira é uma das que mais cresce no mundo. Segundo a das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), o Brasil possui uma fatia de 5,7% do mercado global, abaixo apenas dos Estados Unidos, com 11%, e Europa, com 41%.
Apesar de toda a produção correr risco devido as mudanças climáticas que vão ocorrer nos próximos anos, o cenário ainda é muito favorável para investimento, principalmente de empresas do ramo tecnológico. Veja alguns exemplos:
SOFTWARE E APLICATIVOS
Há muito tempo, gestores de grades produções agrícolas e pecuárias estão utilizando ferramentas para controle e gestão do seu negócio. Afinal, a época do papel já passou e os produtores também não querem perder tempo preenchendo planilhas e documentos em programas comuns no computador. O uso de software e aplicativos é prático, rápido, de fácil entendimento e muito versátil. Pronto para atender às demandas do gestor e otimizar esse trabalho.
CÂMERAS DE AÇÃO E DRONES
Os drones já são bastante conhecidos e utilizados nessa área, cuja principal função é otimizar o mapeamento aéreo da área de produção. Além de muitos gestores comprarem o equipamento, para aprenderem a manusear, muitos outros preferem contratar um profissional especializado, gerando boa oportunidades para que dispõe dessa ferramenta.
As câmeras de ação (estilo "GoPro") também tem sido bastante utilizadas para registrar o dia a dia na lavoura, pois são fáceis de ser manuseadas e possuem diversos tipos de suporte para colocá-las em equipamentos. Além do acompanhamento da lavoura, os registros são excelentes para serem usados no marketing da empresa.
MARKETING
Possui uma equipe (própria ou terceirizada) na área de marketing é indispensável para o sucesso de qualquer negócio hoje em dia, inclusive para o setor agropecuário. Em um mundo onde as pessoas buscam todos os tipos de informação, disponibilizá-las com qualidade e manter um bom relacionamento com o público é essencial.
Fontes: Globo Rural e Startup