Muito se fala dos processos durante a plantação, colheita e embalagem, mas existe uma etapa muito importante que leva o alimento da lavoura até as feiras e mercados: o transporte. Transportar alimentos exige muitos cuidados para que eles cheguem ao destino final bonitos e de forma segura, além de evitar o desperdício.
Usar caixas específicas para o transporte de cada alimento é essencial para a proteção do mesmo. Além disso, a origem da caixa deve ser certificada, para garantir maior qualidade no transporte. Atente-se também para a vida útil da caixa, afim de evitar danos e desperdícios.
A transportadora também tem grande responsabilidade, pois deve estar ciente da carga que está levando, atentando para a validade daqueles produtos e fragilidade dos mesmos. Outros cuidados necessários são com a temperatura do transporte, que deve manter um ambiente com estabilidade climática, de acordo com o tipo de alimento transportado, uma vez que cada um exige uma forma de acondicionamento, que deve ser seguida rigorosamente para não haver nenhuma possibilidade de contaminação.
O transporte também exige documentação específica, mantenha os papéis com as devidas autenticações e autorizações em ordem. Além disso, indicamos que o transporte de alimentos deve ser realizado, preferencialmente, por empresas com experiência nesse segmento para evitar problemas no ato da entrega. Seguindo esses cuidados, a chegada de frutas, verduras, legumes e carnes em perfeito estado é garantida e o produto estará bonito e em boas condições para o consumo!