O mercado agrícola tem muitas vertentes: administração, transporte, produção, colheita. A presença da mulher no mercado agrícola vem aumentando a passos largos na última década e com isso sua representatividade em muitas ares antes escassas tem se demonstrado uma tendência mundial.
“O agronegócio progrediu com o advento de novas tecnologias e a expansão das técnicas agrícolas implementadas no trabalho. O sucesso das novas tecnologias e práticas também foi prontamente acompanhado de perto pelo público feminino que já estava presente no setor. Com o avanço da profissionalização do setor agrícola, o aumento do número de mulheres na última década passou a ser observado em vários cargos que antes eram dominados pelos homens, como pesquisadoras, administradoras e até especialistas. O último levantamento do IBGE apontou que as mulheres rurais representam 47,9% de toda a população rural do país. A presença das mulheres também é percebida em funções tradicionalmente masculinas, como a operação de tratores e colheitadeiras.” (fonte: controlflex.com.br)
Apesar das dificuldades, as mulheres começam a fazer parte de uma fatia importante do nosso mercado e essa posição advém da força e determinação. Esperamos que o setor agrícola e tantos outros reconheçam cada vez mais esse potencial.