Caixas plásticas x Caixas de madeira!

Caixas de Madeira x Caixas Plásticas

Desde muito antes do plástico se tornar um aliado para os produtores de hortifruti, supermercados e demais estabelecimentos, era necessário um transporte de qualidade e higiênico para o consumidor final. A caixa de madeira fez este papel durante muito tempo, até que vieram as caixas plásticas com suas inúmeras utilidades. Ainda assim, há quem coloque em questão o uso de uma e da outra.

Para explicar melhor qual a diferença entre elas, é preciso conhecer o material e a especialidade da Joagro Embalagens: plástico! Este material é formado pela união de grandes cadeias de moléculas, os polímeros, que são formados por moléculas ainda menores, os monômeros. Em variadas formas e utilidades, esse material em sua maioria, é reciclável. Além de ser ecologicamente correta, essa atividade movimenta a economia de forma positiva, gerando oportunidades de emprego em vários setores.

Postamos em nossa fanpage sobre a escolha entre as duas, veja:

“Em um estudo efetuado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, comparou-se a contaminação microbiana de embalagens de madeira com as de plástico, tendo-se concluído que não existem diferenças significativas entre os dois materiais. Do estudo pode concluir-se que a contaminação microbiana elevada, verificada em algumas caixas de madeira e de plástico, é resultado da falta de limpeza das caixas antes da sua reutilização.” (site: foodsafetybrazil.org)

A limpeza é essencial, mas é válido lembrar que a madeira possui superfície porosa e o plástico, superfície lisa, onde é mais difícil a proliferação de microorganismos e retenção de resíduos. A assepsia do plástico é muitas vezes mais fácil que a madeira justamente por ter superfície lisa. Além, disso a superfície lisa danifica menos os produtos ali colocados, agregando mais valor aos produtos nelas transportados.

Outras questões que precisam ser pensadas antes de escolher entre um material e outro:

1. Madeira tem farpas que podem ocasionar danos físicos à quem transporta.

2. As caixas plásticas mesmo que quebradas, podem ser ser vendidas posteriormente, para o processo de reciclagem, o que irá reduzir o investimento feito em sua aquisição.

3. A relação peso x durabilidade x higienização x adaptação oferece vantagens ergonômicas aos trabalhadores, além de oferecerem uma apresentação visual mais moderna e agradável.

 Ainda sobre o plástico, você sabia que há o plástico virgem e o reciclado? Cada um apresenta características próprias mesmo originando-se do mesmo material. Mas isto será assunto para nosso próximo texto! Para saber mais sobre as caixas plásticas, entre em contato com a gente!