Saber negociar é uma habilidade que todo gestor deve ter e com os agricultores, não deve ser diferente. Manter uma boa relação com os fornecedores de insumos agrícolas é essencial para conseguir bons preços e obter uma vantagem na hora de precificar seus produtos de forma atrativa para os consumidores. Veja algumas dicas importantes para melhorar a sua negociação:
Adote um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente)
CRM é um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente (ou fornecedores, como é nesse caso). Com o CRM você dispõe de informações precisas que te ajudam a entender e antecipar as suas maiores necessidades e permitem tomar decisões mais qualificadas. Ou seja, saber exatamente do que você precisa é o primeiro passo para uma negociação firme e para criar um relacionamento de confiança com o fornecedor.
Planeje
O CRM também pode ajudar na hora de criar o planejamento, que deve conter descrito o período da próxima safra e as etapas da plantação, manejo e colheita. Também deve conter quais são as projeções da safra — o que vai influenciar diretamente no preço dos insumos.
No planejamento também inclui informações sobre os fornecedores, sondagem de preços e produtos. Além disso, é necessário definir o foco da negociação. Por exemplo: Você quer estabelecer uma parceria duradoura com aquele fornecedor? Quer um preço melhor? Qual é o valor que pretende chegar. Dessa forma, você poderá negociar com muito mais eficiência.
Vá "além" da negociação
Negociar e conseguir um preço bom é ótimo, mas melhor do que isso é estabelecer uma parceria de confiança e respeito com os fornecedores. Antes de pedir preço, seja sincero com suas expectativas, exponha seus problemas e tire suas dúvidas. Essa postura permite uma negociação mais flexível, focada nas suas necessidades e benéfica para ambas as partes.
Fonte: Data Coper