O plástico, apesar de ser um material altamente utilizado e muito prático no nosso dia a dia, produz altos impactos prejudiciais ao meio ambiente quando descartado incorretamente. Além do grande volume de material que é jogado fora, o plástico possui um processo lento de degradação e decomposição, podendo durar mais de 100 anos. Dessa forma, é necessário buscar meios de reciclagem e reaproveitamento desse material.
A reciclagem de plástico descartado consiste, basicamente, em três processos:
1) Coleta e separação: é a captação do material e a separação dos resíduos
2) Revalorização: é a fase na qual o material já separado passa por um processo que faz com que ele volte a ser matéria-prima, ou seja, ele é lavado, secado, moído e preparado para ser reciclado
3) Transformação: fase em que o material transformado em matéria-prima gera um novo produto A captação da Joagro é feita junto aos próprios clientes, em associações de reciclagens e indústrias de diversos segmentos.
Através dessas ações, a Joagro contribui com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gera empregos diretos e indiretos aos trabalhadores que estão à sua volta. Saiba mais em: www.joagro.com.br/reciclagem
Os avanços na reciclagem do plástico não param por aí. No ano passado, uma equipe internacional de cientistas desenvolveu uma enzima capaz de "devorar" o plástico, fazendo em dias o processo que a natureza demora anos para realizar. O PET não desaparece, mas é quebrado em partes menores e isso pode fazer com que o reaproveitamento do plástico seja mais eficiente.
Os cientistas acreditam que podem melhorar ainda mais enzima, batizada de PETase, e esperam que possam, no futuro, ser desenvolvida em grande escala.