Como se tornar um avicultor

avicultura comercial, ou seja, para venda da produção de carne e ovos precisa de uma série de práticas de manejo que são fundamentais no processo de criação das avesSaiba como criar galinhas de forma profissional e aumente os resultados positivos da sua avicultura! 

PREPARANDO O AMBIENTE

O primeiro passo que o avicultor deve tomar é o preparo do ambiente para receber as aves. A área destinada à elas deve ser corretamente preparada para garantir um controle maior nos processos de manejo da criação. Assim que estiver definida a quantidade de aves, deve haver a construção (ou adaptação) de um galpãoprotegido das ações climáticas (vento, chuva e sol) e considerando a densidade de no máximo 10 aves por metro quadrado. Nesse galpão deve haver bebedouroscomedouroscampânulas (para aquecimento), círculo de proteção para os pintinhos durante os primeiros dias de vida e, é claro, ração balanceada para essa fase inicial.  

RECEBENDO AS AVES

Quando os pintinhos chegarem, é necessário oferecer à eles um ambiente tranquilo e seguro, com fornecimento de água  e um alimento que atenda todas as exigências nutricionais dessas aves. É importante que o tratador mostre aos pintinhos onde estão as fontes de água e de ração, encostando o bico das aves nas respectivas vasilhas. Não é necessário fazer esse procedimento com todas as aves, pois elas naturalmente vão copiar esse comportamento das demais. 

ALIMENTAÇÃO

Conforme as aves forem crescendo, o círculo de proteção deve ser aumentado até que os pintinhos ocupem toda a área do galpão. A partir do décimo dia de vida deles, já será possível fornecer os alimentos alternativos, que irão preparar o sistema digestivo para receber uma quantidade maior desse tipo de alimento. Com 28 dias as aves já podem receber ração específica para essa fase (crescimento) e também podem receber alimentos alternativos (gramíneas, verduras, frutas e legumes que sobram da propriedade).  

CUIDADOS IMPORTANTES

O avicultor deve oferecer às aves água limpa, fresca e à vontade, sendo necessário fazer a limpeza dos bebedouros pelo menos duas vezes ao dia, para evitar contaminações. Outro cuidado muito importante é em relação às vacinas. O avicultor deve contar com o auxílio de um veterinário para elaborar um cronograma de vacinação que possa proteger as aves das doenças mais comuns em sua região. 

Manter os cuidados especiais com as aves garantem mais saúde e uma melhor produçãopromovendo  um excelente retorno financeiro para o avicultor. Esses cuidados devem ser constantes e em todos os processos, até no transporte das aves ou carne. Para isso, conte com a Joagro Embalagens, conheça nossos produtos: www.joagro.com.br/embalagens-plasticas