Estresse Térmico: uma ameaça para a produção avícola

As aves retém mais calor do que eliminam e um problema muito comum nessa época do ano é o estresse térmico.  Em períodos quentes, como o verão, as aves fazem muito esforço tentando manter sua temperatura e isso causa um grande desconforto, podendo até  deixá-las doentes. Veja agora quais são os sinais que indicam o estresse  térmico e saiba como evitar que isso ocorra.

 

Os sintomas 

- As aves ficam agachadas e com as penas afastadas do corpo 

- O bico fica aberto por muito tempo 

- A taxa respiratória aumenta 

- O consumo de água aumenta 

Como evitar que isso ocorra 

Muita  gente pensa que molhar o local onde as aves estão ou aumentar o consumo  de água resolve o problema, mas não. Essas ações podem levar ao  desequilíbrio mineral das aves e à produção acelerada de amônia,  agravando a situação. 

O ideal é promover um bom sistema de ventilação no local (com  ventiladores internos e exaustores para a ventilação de pressão negativa, por exemplo) e em outras formas de equilibrar a temperatura ambiente (utilizando placas de resfriamento e telhas feitas com materiais isolantes). 

Esse  tipo de estrutura deve ser pensada antes de criar o espaço para as  aves, mas é possível ir arrumando esses itens depois que já esta pronto.  O que não pode ocorrer mesmo, é deixar as aves sofrendo esse tipo de  estresse. Além disso, consulte um profissional especializado para  incluir nutrientes que auxiliem as aves durante esse período. 


Veja também: Expectativa para avicultura em 2019