Falamos anteriormente sobre a história do porta-pallet. Para completar as informações, vamos detalhar agora os modelos desse produto.
Sobre os modelos, são vários! Tanto em medidas quanto em aplicação. O ideal é verificar como será distribuída a mercadoria, qual a dimensão, o meio de transporte que será utilizado (paleteiras, empilhadeiras etc), o local por onde o pallet será movimentado e onde será acondicionado, considerando portas, elevadores...
Após uma análise minuciosa de todas as condições, conclui-se que o tamanho ideal do pallet para sua empresa dependerá das condições mencionadas acima. As medidas mais utilizadas são o PBR (100x120) e o Europallet (80x120).
Existe um tipo de pallet que reduz muito os custos, conhecidos como Descartáveis, de Exportação ou Oneway. Eles servem apenas para transportar as mercadorias. Esses modelos, possuem baixo valor comercial e são menos resistentes.
Pallet PBR - No Brasil foram realizados estudos e testes para se chegar à medida ideal para movimentar e armazenar mercadorias no país. Analisaram a especificação do modelo, tamanho e outras variáveis, visando criar o pallet (palete) mais versátil, que atendesse o maior número de segmentos da indústria. O objetivo maior era verificar qual era o mais viável economicamente. A padronização do palete PBR é a medida 100x120 e existem detalhes em sua construção para atingir maior resistência. Foi introduzido no Brasil em 1990 por entidades que fazem parte da CPP (Comissão Permanente de Paletização) e pela Abras, com a assessoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT-USP).