Pallets de madeira estão substituindo os de plástico?

Em nosso cenário atual, as empresas estão buscando diferentes soluções para a logística de transporte e acondicionamento de materiais. O pallet de madeira, ainda é o mais utilizado, Contudo, os pallets de madeira vêm sendo gradativamente substituídos por pallets produzidos com polietileno (PE), que justifica-se pela comprovada redução dos riscos de contaminação, menor peso unitário e livres de manutenção, melhorando significativamente a eficiência nas operações logísticas. Considerando esses e seus demais atributos, o pallet plástico destaca-se como solução definitiva, principalmente em indústrias farmacêuticas, alimentícias, químicas e automobilísticas, com altos níveis de criticidade, controle e eficiência. (fonte: tecnotri)

Separamos 03 diferenciais do pallets de plástico:

1 Peso -

Comparando o material com o de madeira, o pallet de plástico é mais leve, possibilitando um manuseio mais facilitado. Além de possuir peso padrão, pois são fabricados num mesmo molde. Os pallets de madeira, podem variar de peso, principalmente se expostos a condições climáticas diferentes (quando toma chuva ou é exposto à água, seu peso aumenta em média de 15 a 35%).



2 Durabilidade -

Vida útil em média do pallet de plástico é de aproximadamente 10 anos, enquanto o de madeira varia de 3 a 5 anos.


 

3 Suportam mais variações de temperatura -

Como a madeira é um material orgânico, ela fica refém de variações climáticas. Por sua vez, o plástico não possui essa característica e suporta sem alterações a variações de temperatura, como armazenagem em frigoríficos, alimentos refrigerados e qualquer outro lugar onde a temperatura é diferente da temperatura ambiente.


E aí, pensando em investir em pallet de plástico? Entre em contato conosco.